Um remédio comumente receitado pelos dermatologistas par combater fungos nos pés, mostrou ter um efeito colateral diferente: Erradicar o HIV.
Em um estudo realizado pela Rutgers New Jersey Medical School, foi descoberto que o remédio chamado Ciclopirox foi capaz de erradicar completamente o HIV em culturas de células. Outra característica importante dessa droga, é que após sua administração, o vírus não conseguiu se recuperar quando o tratamento com a mesma foi interrompido. Isso sugere que não haveria necessidade do remédio ser administrado durante toda vida do paciente para manter o HIV sob controle.
Sabe-se que uma das capacidades do HIV, que o torna particularmente persistente, é desativar a capacidade das células danificadas ou infectadas se autodestruírem. As células “doentes” usam esse mecanismo para poupar as células saudáveis. Foi demonstrado que o Ciclopirox reativa essa função na célula.
Claro que ainda serão necessários diversos testes em seres humanos para comprovar a segurança e eficácia do Ciclopirox para como um potencial tratamento tópico para o HIV. Mas o fato dele já ser utilizado em uso humano para outra função poderia tornar o processo regulatório mais rápido que o habitual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário